OVÁRIO MICROCISTICOS É MUITO FREQUENTE

OBESIDADE VISCERAL PODE LEVAR À FALTA DE AR

28 de setembro de 2011

ENDOCRINOLOGIA – NEUROENDOCRINOLOGIA: OVÁRIOS MICROPOLICÍSTICOS; MULHERES ANOVULATÓRIAS COM SÍNDROME DE OVÁRIOS MICROPOLICÍSTICOS PODEM RETOMAR A OVULAÇÃO COM MUDANÇAS DO ESTILO DE VIDA.

MAS PARA QUE ISTO OCORRA DEVEM PERDER PRECOCE E PRINCIPALMENTE GORDURA INTRA-ABDOMINAL, MELHORAR A RESISTÊNCIA À INSULINA E DIMINUIR OS NÍVEIS DE ANDRÓGENOS (HORMÔNIOS MASCULINIZANTES) LIVRES.


Resultado de imagem para The reestablishment of ovulation is associated with the early and consistent loss of intra-abdominal fat.

Esta avaliação mostra que em mulheres anovulatórias com síndrome de ovários micropolicísticos e obesidade (sobrepeso, obesidade, obesidade abdominal, intra-abdominal, central, visceral) participantes de um programa de mudança de estilo de vida o restabelecimento da ovulação está associado à perda precoce e consistente de gordura intra-abdominal. O mecanismo mais provável de reaparecimento da ovulação após a perda da gordura intra-abdominal durante um programa de mudança de estilo de vida é a melhora da resistência à insulina e a diminuição dos níveis de andrógenos (hormônios masculinizantes) livres, mas outros mecanismos também devem ser considerados. Mulheres com síndrome de ovários micropolicísticos anovulatórias têm alteração na secreção de adipocitocinas (as adipocitocinas influenciam numa variedade de processos fisiológicos, entre eles, o controle da ingestão alimentar, a homeostase energética, a sensibilidade à insulina, a angiogênese (formação de vasos), a proteção vascular, a regulação da pressão e a coagulação sanguínea ) e mudanças na secreção de adipocitocinas devido à perda de gordura intra-abdominal também pode ser considerado como um mecanismo de restabelecimento da ovulação, uma vez que estas substâncias também têm efeitos diretos sobre o ovário. Estudos futuros devem tentar avaliar as intervenções destinadas a perda de gordura intra-abdominal e devem tentar explorar o mecanismo envolvido no reaparecimento da ovulação devido à perda de gordura intra-abdominal. O presente estudo foi um piloto para estudar a viabilidade de um programa de mudança de estilo de vida em um centro de fertilidade terceirizado. Apesar da orientação pessoal por um profissional de saúde utilizando técnicas de entrevista motivacional, houve uma taxa de abandono alta de cerca de 1/3. Esta taxa de abandono está de acordo com as taxas relatadas em estudos anteriores sobre a intervenção de mudança de estilo de vida em populações de pacientes comparáveis. Com base em dados de acompanhamento até 6 meses após o abandono deste, que foi efetuado pelas mulheres que até o momento do abandono do acompanhamento não haviam retomado a ovulação. 
Esta decisão foi baseada no fato de que a retomada da ovulação é altamente improvável em mulheres anovulatórias com obesidade que não perdem peso. Não podemos no entanto excluir a possibilidade de que as mulheres no grupo de abandono apresentaram ovulações ocasionais, apesar da não perda de peso adicional. Em conclusão, esta avaliação indica que mulheres anovulatórias com síndrome de ovários micropolicísticos e obesidade (sobrepeso, obesidade, obesidade abdominal, intra-abdominal, central, visceral), que voltam a ovular durante um programa de mudança de estilo de vida em que perdem 4 kg (3,3%) do peso e 0,5 kg (10,7%) da gordura intra-abdominal avaliada pelos 2 feixes de raio-X (DEXA) comparando-se com mulheres que permanecem anovulatórias. Além disso, a perda precoce e consistente de gordura intra-abdominal está associada com a retomada da ovulação. Pesquisas devem ser concebidas para avaliar a combinação de dieta e programas de exercícios orientados que visam a perda de gordura intra-abdominal e melhora da resistência à insulina para a retomada da ovulação, diminuindo assim o número de mulheres inférteis que requerem indução da ovulação. 

Dr. João Santos Caio Jr. 
Endocrinologia-Neuroendocrinologista 
CRM 20611

Dra. Henriqueta V. Caio 
Endocrinologista – Medicina Interna 
CRM 28930 

Como Saber Mais:
1. Mulheres anovulatórias com síndrome de ovários micropolicísticos e obesidade participantes de um programa de mudança de estilo de vida, o restabelecimento da ovulação está associado à perda precoce e consistente de gordura intra-abdominal...

2. Mulheres com síndrome de ovários micropolicísticos anovulatórias têm alteração na secreção de adipocitocinas... 

3.1/3 das mulheres abandonaram o acompanhamento porque não retomaram a ovulação... 

AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO 
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA. 

Referências Bibliográficas:
Prof.Dr.João Santos Caio Jr, endocrinologista,neuroendocrinologista, Dra Henriqueta Verlangieri Caio, endocrinologista,medicina interna-Van Der Häägen Brazil – São Paulo –Brasil, Azziz R, Carmina E, Dewailly D, Diamanti-Kandarakis E, Escobar-Morreale HF, Futterweit W, et al. O excesso de andrógenos e critérios da Sociedade SOP para a síndrome dos ovários policísticos: o relatório da força tarefa completa. Steril Fertil . Fevereiro 2009;. 91 (2) :456-88; Stein I, Leventhal Amenorréia M. associados com ovários bilateralpolycystic. Am J Obstet Gynecol . 1935; 29:181.; Stein IF. Duração da infertilidade após ressecção do ovário cunha. West J Surg . 1964; 72:237.; Kiddy et al , 1992;. Guzick et al , 1994;. Clark et al , 1995;. Holte et al , 1995;. Huber-Buchholz et al ., 1999; Huber-Buchholz et al , 1999;. Thomson et al ., 2008; Goodpaster et al , 1999;. Park e Lee, 2005; Smith e Zachwieja, 1999; Thorne et al ., 2002; Klein et al ., 2004; Tang et al ., 2006; Kuchenbecker et al ., 2010; Freedland, 2004; Weiss, 2007; Koska et al ., 2008; Goodpaster et al , 1999;. Freedland, 2004; Kay e Fiatarone Singh, 2006; Ohkawara et al ., 2007; Christiansen et al , 2009; Palomba et al ., 2008; Hutchison et al ., 2011; Carroll e Dudfield, 2004; Thomson et al , 2008; Guzick et al , 1994;. Pasquali et al , 2006; Poretsky, 1991; Pasquali et al , 2006;. Bohler et al , 2010; Carmina et al ., 2009; Mitchell et al ., 2005; Clark et al , 1995;. Hoeger et al , 2004;. Palomba et al , 2008. 

Contato:
Fones: (11)5572-4848/ (11) 2371-3337/ ou 98197-4706 TIM 
Rua: Estela, 515 – Bloco D -12ºandar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mails: vanderhaagen@gmail.com


Sites Clinicas Caio

Site Van Der Häägen Brazil
Google Maps:
Seguir no Google Buzz

27 de setembro de 2011

ENDOCRINOLOGIA – NEUROENDOCRINOLOGIA: MULHERES COM SÍNDROME DE OVÁRIOS MICROPOLICÍSTICOS COM OBESIDADE (SOBREPESO, OBESIDADE, OBESIDADE ABDOMINAL, INTRA-ABDOMINAL, CENTRAL, VISCERAL) E INFERTILIDADE, MULHERES QUE NÃO OVULAM.



TÊM GORDURA ABDOMINAL SUBCUTÂNEA E INTRA-ABDOMINAL SIGNIFICATIVAMENTE EM MAIOR QUANTIDADE EM COMPARAÇÃO COM MULHERES COM O MESMO IMC E QUE OVULAM, E MAIORES NÍVEIS DE INSULINA EM JEJUM.

Mulheres com síndrome de ovários micropolicísticos com obesidade (sobrepeso, obesidade, obesidade abdominal, intra-abdominal, central, visceral) e infertilidade, mulheres anovulatórias (que não ovulam) têm gordura abdominal subcutânea significativamente maior e maiores níveis de insulina de jejum e também uma quantidade maior de gordura intra-abdominal em comparação com mulheres com o mesmo IMC e que ovulam. Uma possível explicação para um aumento do volume de gordura abdominal subcutânea em mulheres anovulatórias (que não ovulam) com a obesidade poderia ser fornecida pelo conceito de um limite crítico de gordura intra-abdominal. Este conceito sugere que durante o consumo constante de alimentos de alto teor calórico, o armazenamento de gordura na gordura intra-abdominal atinge um ponto de saturação, e depois a gordura é desviada para os compartimentos de gordura subcutânea. Com acúmulo de gordura abdominal subcutânea, ocorrem alterações inflamatórias e aumento no tamanho dos adipócitos, limitando a capacidade de armazenamento de gordura abdominal subcutânea e contribuindo para os efeitos antilipolíticos de insulina. A gordura é então desviada da gordura abdominal subcutânea para o fígado e músculo esquelético que contribui para o aumento da resistência à insulina. Durante um período de ingestão de calorias, a gordura é rapidamente mobilizada a partir de gordura intra-abdominal, de gordura no fígado, do músculo esquelético e gordura devido à maior atividade lipolítica (destruição de células de gordura) destes compartimentos de gordura. 

Resultado de imagem para Fat in the liver

Esta mobilização de gordura intra-abdominal, de gordura no fígado, do músculo esquelético leva à melhora da resistência à insulina. Este mecanismo também poderia explicar os resultados desta avaliação, que a perda precoce e consistente de gordura intra-abdominal e não foi associada com a gordura subcutânea abdominal, leva ao reaparecimento da ovulação. Avaliações anteriores sugerem que o exercício contribui para a perda de gordura intra-abdominal. Em mulheres anovulatórias ( que não ovulam com síndrome de ovários micropolicísticos, um programa de exercícios orientados apresentou maiores taxas de ovulação e melhora na resistência à insulina em comparação com um programa isolado de dieta. Uma avaliação mais recente mostrou que o exercício foi associado com a perda de gordura intra-abdominal e melhora na resistência periférica à insulina em mulheres com síndrome de ovários micropolicísticos, apesar da manutenção de pesoO exercício também pode melhorar a resistência à insulina através do aumento da massa muscular e aumento da disponibilidade de glicose no músculo esquelético. Como ficou demonstrada em avaliações anteriores, a retomada da ovulação durante a perda de peso está associada a uma diminuição da insulina de jejum e dos níveis de testosterona livre. Além disso, a perda de peso com melhora na resistência à insulina, e os níveis de insulina, portanto, menores, leva a uma menor produção de andrógenos (hormônios masculinizantes) pelas células da teca (camada externa) do ovário. Menores níveis de andrógenos livres no longo prazo limitam a quantidade de acúmulo de gordura abdominal.

Dr. João Santos Caio Jr.
Endocrinologia-Neuroendocrinologista
CRM 20611

Dra. Henriqueta V. Caio
Endocrinologista – Medicina Interna
CRM 28930

Como Saber Mais:
1. Durante o consumo constante de alimentos de alto teor calórico, o armazenamento de gordura na gordura intra-abdominal atinge um ponto de saturação, e depois a gordura é desviada para os compartimentos de gordura subcutânea...
http://ovariopolicistico.blogspot.com


2. A gordura é então desviada da gordura abdominal subcutânea para o fígado e músculo esquelético que contribui para o aumento da resistência à insulina...
http://endocrinologiaclinica.blogspot.com


3. Uma avaliação mais recente mostrou que o exercício foi associado com a perda de gordura intra-abdominal e melhora na resistência periférica à insulina em mulheres com síndrome de ovários micropolicísticos, apesar da manutenção de peso...
http://endocrinologiaclinica2.wordpress.com


AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.


Referências Bibliográficas:
Prof. Dr.João Santos Caio Jr, endocrinologista,neuroendocrinologista, Dra Henriqueta Verlangieri Caio, endocrinologista,medicina interna-Van Der Häägen Brazil – São Paulo –Brasil, Azziz R, Carmina E, Dewailly D, Diamanti-Kandarakis E, Escobar-Morreale HF, Futterweit W, et al. O excesso de andrógenos e critérios da Sociedade SOP para a síndrome dos ovários policísticos: o relatório da força tarefa completa. Steril Fertil . Fevereiro 2009;. 91 (2) :456-88; Stein I, Leventhal Amenorréia M. associados com ovários bilateralpolycystic. Am J Obstet Gynecol . 1935; 29:181.; Stein IF. Duração da infertilidade após ressecção do ovário cunha. West J Surg . 1964; 72:237.; Kiddy et al , 1992;. Guzick et al , 1994;. Clark et al , 1995;. Holte et al , 1995;. Huber-Buchholz et al ., 1999; Huber-Buchholz et al , 1999;. Thomson et al ., 2008; Goodpaster et al , 1999;. Park e Lee, 2005; Smith e Zachwieja, 1999; Thorne et al ., 2002; Klein et al ., 2004; Tang et al ., 2006; Kuchenbecker et al ., 2010; Freedland, 2004; Weiss, 2007; Koska et al ., 2008; Goodpaster et al , 1999;. Freedland, 2004; Kay e Fiatarone Singh, 2006; Ohkawara et al ., 2007; Christiansen et al , 2009; Palomba et al ., 2008; Hutchison et al ., 2011; Carroll e Dudfield, 2004; Thomson et al , 2008; Guzick et al , 1994;. Pasquali et al , 2006; Poretsky, 1991; Pasquali et al , 2006;. Bohler et al , 2010.


Contato:
Fones: (11)5572-4848/ (11) 2371-3337/ ou 98197-4706 TIM 
Rua: Estela, 515 – Bloco D -12ºandar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mails: vanderhaagen@gmail.com

Sites Clinicas Caio
http://dracaio.site.med.br
http://drcaiojr.site.med.br


Site Van Der Häägen Brazil
www.vanderhaagenbrazil.com.br
www.clinicavanderhaagen.com.br
www.obesidadeinfoco.com.br
www.crescimentoinfoco.com


Joao Santos Caio Jr


Google Maps:
http://maps.google.com.br/maps/place?cid=5099901339000351730&q=Van+Der+Haagen+Brasil&hl=pt&sll=-23.578256,-46.645653&sspn=0.005074,0.009645&ie=UTF8&ll=-23.575591,-46.650481&spn=0,0&t=h&z=17


Seguir no Google Buzz


ENDOCRINOLOGIA – NEUROENDOCRINOLOGIA: A SÍNDROME DE OVÁRIOS MICROPOLICÍSTICOS ASSOCIADA AO SOBREPESO OU OBESIDADE

(SOBREPESO, OBESIDADE, OBESIDADE ABDOMINAL, INTRA-ABDOMINAL, CENTRAL, VISCERAL) LEVA À RESISTÊNCIA À INSULINA E À ANOVULAÇÃO (FALTA DE OVULAÇÃO).

Mulheres anovulatórias (sem ovulação) com síndrome de ovários micropolicísticos e com sobrepeso ou obesidade (sobrepeso, obesidade, obesidade abdominal, intra-abdominal, central visceral) participaram por 6 meses de um programa de mudança de estilo de vida, com orientações dietéticas, atividade física e houve restabelecimento da ovulação que foi associada com maior perda de peso e perda de gordura abdominal avaliada através de 2 feixes de raio-X (DEXA). O restabelecimento da ovulação foi associado com a perda precoce e consistente de gordura intra-abdominal. Em mulheres anovulatórias (sem ovulação) é necessária a perda de mais de 5% do peso corporal para o restabelecimento da ovulação. Avaliações anteriores, usando 2 feixes de raio-X (DEXA) para quantificar as mudanças na gordura abdominal em mulheres com síndrome de ovários micropolicísticos passando por um programa de perda de peso para perder principalmente a gordura intra-abdominal que está associada com a retomada da ovulação.
Esta avaliação confirma esses achados, uma vez que as mulheres que retomaram a ovulação perderam 6,3% de seu peso corporal e 15,0% de gordura abdominal analisado através de 2 feixes de raio-X (DEXA) durante o programa de mudança de estilo de vida, em comparação com as mulheres que não retomaram a ovulação e perderam de 3,0% do peso corporal e de 4,3% de gordura abdominal analisado através de 2 feixes de raio-X (DEXA). Comparado as mulheres que não retomaram a ovulação com as que retomaram a ovulação, estas últimas perderam em média 4,0 kg de peso corporal a mais e 0,5 kg de gordura abdominal a mais analisado através de 2 feixes de raio-X (DEXA). Além disso, esta avaliação mostra que a perda precoce e consistente de gordura intra-abdominal ao longo de um período de 6 meses está associada com a retomada da ovulação. Somente depois de mais de três meses de intervenção, de mudanças de estilo de vida, mulheres que não retomaram a ovulação começaram a perder mais do que a gordura subcutânea abdominal. Avaliações anteriormente realizadas demonstraram que durante o período inicial de restrição calórica, na perda preferencial de gordura intra-abdominal ocorre o que se correlaciona significativamente com a melhora da resistência à insulina. A perda de gordura intra-abdominal e não de gordura subcutânea abdominal durante a restrição calórica inicial, pode ser explicado pelo aumento da lipólise (destruição das células de gordura) da gordura intra-abdominal, devido à sua maior atividade metabólica. Após a remoção cirúrgica da gordura intra-abdominal, já foi demonstrado melhora da resistência periférica à insulina, enquanto a remoção de gordura subcutânea abdominal por lipoaspiração não altera significativamente a resistência periférica à insulina. Com base no mecanismo acima mencionado, a perda precoce e consistente da gordura intra-abdominal em mulheres que retomaram a ovulação podem ter contribuído para melhoria na resistência à insulina e o reaparecimento da ovulação. Perda de peso moderada em mulheres com IMC> 35 kg/m 2 nem sempre leva à diminuição dos níveis de insulina mesmo em jejum como em mulheres com IMC mais baixo, como ficou demonstrado em uma avaliação anterior em mulheres com síndrome de ovários micropolicísticos e obesidade.
                                                                                    
  
Dr. João Santos Caio Jr. 
Endocrinologia-Neuroendocrinologista 
CRM 20611 

Dra. Henriqueta V. Caio 
Endocrinologista – Medicina Interna 
CRM 28930 

Como Saber Mais:
1. Houve restabelecimento da ovulação que foi associada com maior perda de peso e perda de gordura abdominal avaliada através de 2 feixes de raio-X (DEXA)...
http://ovariopolicistico.blogspot.com

2. As mulheres que retomaram a ovulação perderam 6,3% de seu peso corporal e 15,0% de gordura abdominal analisado através de 2 feixes de raio-X (DEXA)...
http://endocrinologiaclinica.blogspot.com

3. Após a remoção cirúrgica da gordura intra-abdominal, já foi demonstrado melhora da resistência periférica à insulina, enquanto a remoção de gordura subcutânea abdominal por lipoaspiração não altera significativamente a resistência periférica à insulina...
http://endocrinologiaclinica2.wordpress.com

AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.



Referências Bibliográficas:
Prof. Dr.João Santos Caio Jr, endocrinologista,neuroendocrinologista, Dra Henriqueta Verlangieri Caio, endocrinologista,medicina interna-Van Der Häägen Brazil – São Paulo –Brasil, Azziz R, Carmina E, Dewailly D, Diamanti-Kandarakis E, Escobar-Morreale HF, Futterweit W, et al. O excesso de andrógenos e critérios da Sociedade SOP para a síndrome dos ovários policísticos: o relatório da força tarefa completa. Steril Fertil . Fevereiro 2009;. 91 (2) :456-88; Stein I, Leventhal Amenorréia M. associados com ovários bilateralpolycystic. Am J Obstet Gynecol . 1935; 29:181.; Stein IF. Duração da infertilidade após ressecção do ovário cunha. West J Surg . 1964; 72:237.; Kiddy et al , 1992;. Guzick et al , 1994;. Clark et al , 1995;. Holte et al , 1995;. Huber-Buchholz et al ., 1999; Huber-Buchholz et al , 1999;. Thomson et al ., 2008; Goodpaster et al , 1999;. Park e Lee, 2005; Smith e Zachwieja, 1999; Thorne et al ., 2002; Klein et al ., 2004; Tang et al ., 2006.



Contato:
Fones: (11)5572-4848/ (11) 2371-3337/ ou 98197-4706 TIM 
Rua: Estela, 515 – Bloco D -12ºandar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mails: vanderhaagen@gmail.com


Sites Clinicas Caio
http://dracaio.site.med.br
http://drcaiojr.site.med.br

Site Van Der Häägen Brazil
www.vanderhaagenbrazil.com.br
www.clinicavanderhaagen.com.br

www.obesidadeinfoco.com.br
www.crescimentoinfoco.com


João Santos Caio Jr

Video

Google Maps:
http://maps.google.com.br/maps/place?cid=5099901339000351730&q=Van+Der+Haagen+Brasil&hl=pt&sll=-23.578256,-46.645653&sspn=0.005074,0.009645&ie=UTF8&ll=-23.575591,-46.650481&spn=0,0&t=h&z=17


Seguir no Google Buzz


15 de setembro de 2011

ENDOCRINOLOGIA – NEUROENDOCRINOLOGIA: A SÍNDROME DE OVÁRIOS MICROPOLICÍSTICOS APRESENTA VÁRIAS CARACTERÍSTICAS

E DENTRE ELAS TEMOS, DISFUNÇÃO MENSTRUAL, ANOVULAÇÃO, SINAIS DE HIPERANDROGENISMO – EXCESSO DE HORMÔNIOS MASCULINIZANTES QUE PODEM LEVAR À AMENORREIA (FALTA DE MENSTRUAÇÃO) E OUTRAS ALTERAÇÕES.

As principais características da síndrome de ovários micropolicísticos incluem disfunção menstrual, anovulação, e sinais de hiperandrogenismo – excesso de hormônios masculinizantes amenorréia (falta de menstruação), pele e cabelos oleosos, queda acentuada dos cabelos, excesso de pêlos em várias regiões do corpo inclusive na face, acnes, etc.). Apesar de a etiofisiopatologia (origem e desenvolvimento da doença) exato não estar claro, a síndrome de ovários micropolicísticos pode ser resultado de uma função anormal do eixo hipotálamo-hipófise-ovariano (o eixo hipotálamo-hipófise-ovariano, funcionalmente, envolve neurônios do hipotálamo, estruturas da hipófise e células da unidade folicular ovariana. Uma característica fundamental da síndrome de ovários micropolicísticos é a inadequada secreção de gonadotrofina, que é mais provável um resultado de, ao invés de uma causa de, disfunção ovariana. Stein e Leventhal foram os primeiros a reconhecer uma associação entre a presença de ovários micropolicísticos e sinais de hirsutismo (excesso de pêlos) e amenorréia (por exemplo, oligomenorréia (pouco sangramento menstrual), obesidade
Depois que mulheres diagnosticadas com síndrome de Stein-Leventhal fizeram ressecção em cunha dos ovários, os ciclos menstruais se tornaram regular, e elas foram capazes de engravidar. Como conseqüência, um defeito primário do ovário foi pensado como sendo o principal culpado, e a doença passou a ser conhecida como a doença do ovário micropolicístico. Mais estudos bioquímicos, clínicos e endocrinológicos revelaram uma série de anormalidades subjacentes, portanto, a condição é agora referida como síndrome de ovários micropolicísticos, embora possa ocorrer em mulheres sem cistos ovarianos e a morfologia (forma) ovariana não é mais um requisito essencial para o diagnóstico de síndrome de ovários micropolicísticos. Numa conferência de peritos em 1990, foram propostos os seguintes critérios para o diagnóstico de síndrome de ovários micropolicísticos: oligo ou anovulação (não ovulação) manifestada por oligomenorreia (pouco sangramento menstrual) ou amenorreia (falta de sangramento menstrual); hiperandrogenismo (evidência clínica de excesso de andrógenos – hormônios masculinizantes) ou hiperandrogenemia (evidências bioquímicas de excesso de andrógenos no sangue); exclusão de outras doenças que podem resultar em irregularidade menstrual e hiperandrogenismo.
Em 2003, a Sociedade Européia de Reprodução Humana e Embriologia e a Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva recomendaram que pelo menos duas das seguintes características sejam necessárias para o diagnóstico da síndrome de ovários micropolicísticos: oligo ou anovulação (não ovulação) manifesta como oligomenorréia (pouco sangramento menstrual) ou amenorréia (falta de sangramento menstrual); hiperandrogenismo (evidência clínica de excesso de andrógenos – hormônios masculinizantes) ou hiperandrogenemia (evidências bioquímicas de excesso de andrógenos no sangue); ovários policísticos (conforme definido na ultra-sonografia). Mulheres com síndrome dos ovários micropolicísticos têm anormalidades no metabolismo dos andrógenos - hormônios masculinizantes e estrógenos e no controle da produção de andrógenos - hormônios masculinizantes. Altas concentrações séricas de hormônios androgênicos - hormônios masculinizantes, como a testosterona, androstenediona e sulfato de dehidroepiandrosterona (DHEA-S), podem ser encontrados nestas pacientes. No entanto, a variação individual é considerável, e uma paciente em particular pode ter níveis normais de andrógeno - hormônios masculinizantes. A síndrome de ovários micropolicísticos também está associada com resistência periférica à insulina e hiperinsulinemia e a obesidade amplia o grau das anormalidades anteriores.
A resistência à insulina na síndrome de ovários micropolicísticos pode ser secundária a um defeito de um receptor via sinalizadora de insulina e os níveis elevados de insulina podem ter aumentar os efeitos das gonadotrofinas (os dois principais tipos de gonadotrofinas são o hormônio luteinizante (LH) e o hormônio folículo estimulante (FSH) e uma terceira gonadotrofina humana é a gonadotrofina coriônica humana, produzida pela placenta durante a gravidez) sobre a função ovariana. Além disso, a resistência à insulina na síndrome de ovários micropolicísticos tem sido associada com adiponectina, um hormônio secretado pelos adipócitos (células de gordura) que regula o metabolismo lipídico e os níveis de glicose. Mulheres magras e obesas com síndrome de ovários micropolicísticos têm níveis mais baixos de adiponectina do que as mulheres sem síndrome de ovários micropolicísticos.

Dr. João Santos Caio Jr. 
Endocrinologia-Neuroendocrinologista 
CRM 20611
                                                                             
Dra. Henriqueta V. Caio 
Endocrinologista – Medicina Interna 
CRM 28930


Como Saber Mais:
1. As principais características da síndrome de ovários micropolicísticos incluem disfunção menstrual, anovulação, e sinais de hiperandrogenismo – excesso de hormônios masculinizantes amenorréia (falta de menstruação)...
http://ovariopolicistico.blogspot.com

2. Foram propostos os seguintes critérios para o diagnóstico de síndrome de ovários micropolicísticos: oligo ou anovulação (não ovulação) manifestada por oligomenorréia (pouco sangramento menstrual) ou amenorréia (falta de sangramento menstrual); hiperandrogenismo (evidência clínica de excesso de andrógenos – hormônios masculinizantes) ou hiperandrogenemia (evidências bioquímicas de excesso de andrógenos no sangue); exclusão de outras doenças que podem resultar em irregularidade menstrual e hiperandrogenismo...
http://endocrinologiaclinica.blogspot.com

3. Além disso, a resistência à insulina na síndrome de ovários micropolicísticos tem sido associada com adiponectina, um hormônio secretado pelos adipócitos (células de gordura) que regula o metabolismo lipídico e os níveis de glicose...
http://endocrinologiaclinica2.wordpress.com

AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.

Referências Bibliográficas:

Prof. Dr.João Santos Caio Jr, endocrinologista,neuroendocrinologista, Dra Henriqueta Verlangieri Caio, endocrinologista,medicina interna-Van Der Häägen Brazil – São Paulo –Brasil, Azziz R, Carmina E, Dewailly D, Diamanti-Kandarakis E, Escobar-Morreale HF, Futterweit W, et al. O excesso de andrógenos e critérios da Sociedade SOP para a síndrome dos ovários policísticos: o relatório da força tarefa completa. Steril Fertil . Fevereiro 2009;. 91 (2) :456-88; Stein I, Leventhal Amenorréia M. associados com ovários bilateralpolycystic. Am J Obstet Gynecol . 1935; 29:181.; Stein IF. Duração da infertilidade após ressecção do ovário cunha. West J Surg . 1964; 72:237.; Toulis KA, Goulis DG, Farmakiotis D, Georgopoulos NA, Katsikis I, Tarlatzis BC, et al. Os níveis de adiponectina em mulheres com síndrome dos ovários policísticos: uma revisão sistemática e uma meta-análise. atualização Hum Reprod . Pode-junho 2009;. 15 (3) :297-307; Dunaif A, X Wu, Lee A, Defeitos Diamanti-Kandarakis E. na sinalização do receptor de insulina in vivo na síndrome dos ovários policísticos (SOP). Am J Physiol Endocrinol Metab . Agosto 2001; 281 (2): E392-9. 

Contato:
Fones: (11)5572-4848/ (11) 2371-3337/ ou 98197-4706 TIM 
Rua: Estela, 515 – Bloco D -12ºandar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mails: vanderhaagen@gmail.com


Sites Clinicas Caio
http://dracaio.site.med.br
http://drcaiojr.site.med.br

Site Van Der Häägen Brazil
www.vanderhaagenbrazil.com.br
www.clinicavanderhaagen.com.br

Google Maps:
http://maps.google.com.br/maps/place?cid=5099901339000351730&q=Van+Der+Haagen+Brasil&hl=pt&sll=-23.578256,-46.645653&sspn=0.005074,0.009645&ie=UTF8&ll=-23.575591,-46.650481&spn=0,0&t=h&z=17


Seguir no Google Buzz